Identidade Visual

A identidade visual da IV SIDECT é representada pela concha de um amonite, buscando abarcar diversidade e complexidade.

O amonite (grupo de animais extintos pertencentes à classe Cephalopoda) foram seres marinhos muito diversos que viveram do período devoniano (416-359 milhões de anos) até o final do período cretáceo (65,5 milhões de anos). As marcas desses animais são abundantes no registro fossilífero, o que tem relação com características morfológicas que propiciam sua conservação, tais como sua marcante, rebuscada e característica CONCHA – uma espiral de carbonato de cálcio de diversos tamanhos, padrões e ornamentações.

Uma característica muito interessante dessas conchas é sua relação com a sequência de Fibonacci. Esta, é uma sequência de números inteiros na qual o número posterior é resultado da soma dos dois anteriores, tendo início em 0 e 1. Dessa forma, X= {0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34… } representam tal sequência que pode também ser representada graficamente de diversas formas, e também aparece em diversos elementos da natureza.

Queremos, com a mesma inspiração, reunir as múltiplas perspectivas, olhares, seres, histórias e formações que compõem a vida, a humanidade e assim, nosso coletivo do PPGECT e assim enfatizar que um mesmo objeto pode ser analisado por diferentes lentes, resultando em diferentes conhecimentos. Seja matemática, biologia, química, física, história, geografia, pedagogia, o que for! [CONTINUA]Por fim, colegas, mesmo que nosso ambiente neste momento não seja tão favorável, mesmo diante dos ataques que a Ciência, a Universidade Pública e nós estudantes temos sofrido, que guardemos nossa vitalidade em local seguro, como numa concha, e multipliquemo-nos. Vamos multiplicar as pesquisas, os encontros, as trocas e os contatos.

Que a IV SIDECT seja nosso ambiente de reunião, de multiplicação, resistência e divulgação.

Traga sua perspectiva!