Seminário docente externo – 09/03 – 8h:30min – Auditório EFI

EXPERIMENTAÇÃO REMOTA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM TECNOLOGIA

Eduardo Kojy Takahashi

Universidade Federal de Uberlândia

Resumo: O uso de experimentos remotos reais para serem manipulados à distância, por meio da internet – denominados experimentos remotos (ER) – constitui-se em uma nova modalidade de estratégia didática na educação básica ou superior. A capacidade de realizar a experimentação a qualquer momento e de qualquer local, utilizando um computador ou um dispositivo móvel conectado à internet e, ainda, com a preservação da segurança física do usuário e do aparato experimental, já representam vantagens importantes para o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, o seu potencial formativo pode superar ainda mais as oportunidades de aprendizagem ofertadas pelo ensino formal, tradicionalmente praticado nas escolas públicas do país. O relato de uma experiência formativa que se iniciou de forma espontânea e que se encontra em desenvolvimento no Núcleo de Pesquisa em Tecnologias Cognitivas (NUTEC) da Universidade Federal de Uberlândia, envolvendo jovens do ensino médio de escolas públicas do município na construção e/ou disponibilização de ER, tem revelado contribuições para o desenvolvimento da curiosidade epistemológica, da criatividade, da autonomia e do saber-fazer desses estudantes. Essa modalidade de aprendizagem informal, que alia o ensino por projetos e as concepções de espaços abertos de aprendizagem, tipo oficinas Farm Labs, permite transpor o estudante da posição de espectador e simples usuário de um artefato tecnológico para a de ator ou produtor desse artefato, com reflexos positivos no desenvolvimento da sua capacidade de inovar. Nesse seminário, serão apresentados resultados preliminares da relação desses estudantes com tarefas de desenvolvimento de experimentos remotos, no ambiente do Nutec. Também serão apresentados desafios a serem superados, no sentido de que esse empreendimento possa se constituir em uma alternativa de aprendizagem significativa para os estudantes.